01 julho 2014

Qual é o melhor jeito de estudar?


Muita gente hoje em dia não tem muito tempo para estudar em um cursinho e nem grana também, mas ficar sem estudar não dá. As pessoas acabam optando, claro, por estudar em casa mesmo e ai começam a surgir algumas dúvidas: Eu estou estudando do jeito certo? Qual é o melhor jeito para estudar? Qual o melhor horário? Enfim, vou tentar dar algumas dicas que funcionam pra mim e vocês podem ir testando e vendo se funciona com vocês também, até porque cada um tem o seu jeito próprio para estudar. 

Horários fixos
O melhor a se fazer quando estudamos em casa é manter horários fixos de estudo, assim o seu corpo vai se acostumando com a rotina e se tornando mais produtivo. Vale lembrar que antes de pegar o caderno e os livros temos que cumprir nossas necessidades biológicas. Não dá pra se concentrar com fome, sono, vontade de fazer xixi...

Sem bagunça
Estudar em um lugar desorganizado não ajuda muito, nosso cérebro não "alinha" os pensamentos assim. O melhor ambiente pra estudar é com boa iluminação, que não seja muito decorado também porque nosso cérebro vai tentar nos enganar e ficar contando quantas florzinhas tem naquele papel de parede bonitinho. 
Eu, por exemplo, não consigo estudar na biblioteca porque fico olhando para as prateleiras e pensando nos livros que ainda quero ler. Êh tortura! 

Estude pausadamente 
Sabia que nossa concentração diminui a cada 50 minutos? O ideal é fazer uma pausa de 10 minutos a cada hora de estudo (só 10 ein?)
Essa técnica ainda não usei, mas vou tentar.

Resolva exercícios da matéria estudada
Nada melhor pra fixar a matéria que colocar tudo que estudamos em prática, certo? Certo. Então separe de 30 mins a 1 hora pra poder resolver exercícios. Além de fixar a matéria, você descobre também se precisa estudar mais a tal matéria ou se já está "afiada" pra prova.

Uma matéria por vez, uma matéria por dia ou intercalar as matérias durante o dia?
Esses dias vi alguém falando sobre isso num grupo e fiquei me perguntando a mesma coisa, já que eu costumo estudar uma matéria por dia. Acho que a resposta um pouco óbvia é de que estudar mais uma matéria por dia seja mais produtivo, porque assim seu cérebro não fica tão cansado e também quando você voltar a estudar a matéria anterior fará um esforço pra se lembrar do que já estudou e isso é produtivo para o cérebro. 
Vou lembrar novamente que o que serve e é produtivo para uma pessoa pode não ser pra outra.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos melhora, e muito, a nossa concentração. Vale lembrar que qualquer coisa é válida, desde que você não fique parado. Xô preguiça!
OBS: Essa dica eu preciso começar a seguir. 

Assista video aula na internet

Uma das maiores dificuldades que quem estuda em casa enfrenta é a explicação de algumas matérias, isso porque não são todas as matérias que dão pra estudar apenas lendo a apostila e resolvendo exercícios. Matemática, química e física, por exemplo, só entram na minha cabeça depois de assistir a uma boa video aula. 
Clique aqui e veja os canais que indico para estudar. 

Leia artigos na internet
Não adianta estudar, gravar toda a matéria se você não tiver um mínimo de conhecimento geral. A leitura de artigos ajuda e muito na hora de escrever uma boa redação.
Clique aqui e veja alguns sites que indico ler artigos e estudar.
ESPECIALMENTE O ALMANAQUE ABRIL.

Descanse
Sim, não vale a pena estudar das 8 da manhã às 11 da noite. Nosso cérebro não aguenta e depois de algum tempo (mesmo dando uma parada de 10 mins a cada hora) deixa de assimilar as coisas e todo o seu estudo terá sido em vão.


Fonte: Canal do ensino

18 comentários:

  1. Bem bacana. Quando eu estava no ensino médio, morria de vontade de estudar em casa, mas não rolou e mesmo hoje, no curso superior, também não aconteceu de estudar em casa. Quem sabe minha pós? Quando eu tiver filhos, vou ensinar eles em casa. A escola pode ser um lugar torturante.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante sua colocação. Tudo começa com o hábito, não é? Tomara que na pós você consiga e seria muito bom que começasse a ensinar seus filhos desde novos também.

      Excluir
  2. É bem dificil eu conseguir estudar sozinha, me distraio mto facil kkk Mas as dicas q vc deu realmente ajudam bastante, anotadas haha
    bjoos

    http://milkandchoc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio difícil pra mim também heuheue Mas a gente tenta...

      Excluir
  3. Adorei, eu sou uma negação na hora de estudar, por isso prefiro prestar bem atenção na aula, porque sei que depois não vou conseguir, qualquer assunto bobo tira minha concentração. Vou anotar essas dicas e praticar ;)

    Ah, eu vim aqui para te contar que te indiquei para uma TAG, "Conhecendo a Blogueira"
    Beijos.

    http://www.donaraposa.com/2014/07/tag-conhecendo-blogueira.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também presto muita atenção na aula, isso faz muita diferença! Muito obrigada pela indicação ♥

      Excluir
  4. Admito que não gostava de estudar. Eu prestava bastante atenção na escola para não ficar horas e horas em casa estudando. Eu chegava em casa e dava uma revisada, mas quando fui prestar vestibular o que me ajudou mesmo foi o cursinho e, principalmente, as vídeo aulas no Youtube.

    http://minhafernweh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito complicado mesmo estudar em casa, sempre vem alguém te pedindo uma coisa porque afinal de contas, você está "só" estudando.

      Excluir
  5. Excelentes dicas, eu as vezes tenho tudo direitinho e consigo, mas há dias que a preguiça e a vontade de dormir tomam conta de mim e não há nada que mude isso.
    Mas vou registar as dicas :)

    http://naoteesquecasdisso.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preguiça é tenso mesmo, mas faz assim ó: Cola em algum lugar visível da sua casa um bilhetinho assim "O que vocês fez hoje que vai te tornar uma (nome da facul que quer seguir) amanhã?" Dá certo comigo! heuehe

      Excluir
  6. Muito boas as suas dicas. Eu só consigo estudar lendo, fazendo resumos e com silêncio.
    big beijos

    ResponderExcluir
  7. a para eu estudar tem que ter silencio, ou o minimo de barulho possivel, se não não me concentro, kk adorei as dicas *_*

    XOXO LIWAVESOFFUN ;*

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas ♥
    Pra mim a coisa que mais funciona é as video aulas e estudar uma matéria por vez!
    Seu blog é um amorzinho. Beijão :)
    http://heysotam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa quanto tempo não sei o que é estudar, me senti até velha agora! kkkkkk
    Brincando, até para o blog, aqui no meu trabalho e na vida pessoal, essas dicas são muito boas. Eu sempre prefiro estar sozinha, no silêncio, lendo em voz alta.
    Beijos!!!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem q já não estudo mais uhahuahua. Deteeeesto ! Q minha pequenininha não leia isso hehehe.

    Mas hj em dia vcs tem a ajuda da Internet... na minha época era a Barsa e olhe lá, pq era caro e não era todo mundo q podia ter hehehe.

    Beijão !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  11. Linda, amei seu blog!

    Todas as dicas maravilhosas... Eu consegui passar na Federal pelo Enem só através de estudos por vídeos aulas, mas tem que assistir mesmo, pois é muito difícil se concentrar estando em casa com internet, facebook, blog rs.

    Retribuo tudo:
    http://www.ohcabelo.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu estava precisando mesmo dessas dicas viu??? kkkk Eu estou voltando para a academia e tô achando que os exercícios físicos estão ajudando mesmo viu? Tô memorizando as coisas fáceis, ficando com os assuntos na mente e tal! Eu vou começar a estudar para passar em medicina e concerteza essas suas dicas irão me ajudar muito tá??? OBRIGADAAAAAAAAA!

    Beijos, Brê
    http://saladadefrutasbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Nada Leidi Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger Volte ao topo!
imagem-logo